top of page

[Você sabia?] A primeira dama negra do Teatro brasileiro

Atualizado: 7 de jul. de 2020

Primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão do Brasil, Ruth de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 12/05/1921. Ainda menina, se interessou pelo teatro e, ao ler a Revista Rio, descobriu o grupo de atores Teatro Experimental do Negro. Uniu-se ao grupo e fez sua estreia em "O imperador Jones", de Eugene O'Neill, no ano de 1945, no palco do Teatro Municipal.


Recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller e passou um ano nos Estados Unidos: na Universidade Harvard, em Washington, e na Academia Nacional do Teatro Americano, em Nova York. Ruth foi a primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema. O Festival de Veneza de 1954, por seu trabalho em Sinhá Moça.


Em 1968, integrou o elenco da TV Globo, tornando-se a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: "Passo dos Ventos" de Janete Clair. No carnaval carioca de 2019, foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz. Ruth faleceu em 2019, aos 98 anos, deixando um legado incomensurável para a arte da representação.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page