• Pequenices

[Grande Artista] Tia Ciata

A baiana Hilária Batista de Almeida ficou conhecida como Tia Ciata. Nascida em 1854, foi a mais famosa das "tias" baianas. Cozinheira habilidosa, iniciou com outras mulheres a tradição das baianas quituteiras no Rio de Janeiro utilizando as roupas, colares e pulseiras que marcam a vestimenta das baianas.


Tia Ciata também investiu na confecção e aluguel de roupas de baiana para teatros e desfiles carnavalescos, atendendo pessoas de diversas classes sociais que gostavam de participar dos festejos de Momo.


Além disso, teve papel principal como articuladora da cultura negra nas favelas cariocas. Sua casa era conhecida como capital da Pequena África e recebeu sambistas como Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro Almeida.


Na época, os encontros de samba eram proibidos e a casa de Tia Ciata se tornou ponto de resistência. Inclusive um dos primeiros registros do samba “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, foi composto durante uma das famosas reuniões em sua no final de 1916 e começo de 1917.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo