Uma das hipóteses para o surgimento das festas natalinas com caráter cristão é que elas derivaram das festividades pagãs que ocorriam no mesmo período do Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, ou seja, dezembro. Com a chegada do Solstício, as noites ficam mais curtas e os dias mais longos, por isso uma das festas é a Brumália, que é o "Nascimento do Sol Invicto" ou Deus-Sol.
Brumália é posterior à Saturnália, que ocorria entre 17 e 24 de dezembro, em homenagem ao deus Saturno da mitologia romana, o deus da agricultura, da abundância e da riqueza, que tem tudo a ver com o renascimento da natureza com a aproximação da Primavera.
A Saturnália era comemorada com banquetes, danças, visitas aos amigos e entrega de presentes, já na Brumália acendiam-se velas e fogueiras para esperar o nascer do Sol, incentivando-o para que restabelecesse sua força.
Os cristãos passaram a celebrar o nascimento de Cristo somente a partir do século IV e o Papai Natal ou Noel foi incorporado apenas no século XIX.
Saturnalia de Antoine Callet (Século XVIII)
adorei descobrir vcs. Pequenice grandiosas!