• Pequenices

[Você sabia?]Arte Nacional

O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e marcou a mudança de pensamento e comportamento. Aqui no Brasil, o Romantismo coincidiu com a Proclamação da Independência, por isso os escritores da época se empenharam em pensar numa identidade nacional. A natureza, bem como os indígenas passaram a ser símbolos daquilo que era genuinamente brasileiro.


Por volta de cem anos depois, surgiu o Modernismo, outro movimento artístico com inspiração nas Vanguardas Artísticas Europeias. A Semana de Arte Moderna que ocorreu em 1922 marca seu início e o ano não foi escolhido a toa, pois era o centenário da independência.

Os artistas modernistas também buscavam fazer uma arte brasileira, mas com olhar mais crítico para as influências exteriores. Nessa época, Mário de Andrade, poeta e romancista, dedicou-se a estudar o folclore brasileiro, incorporando muito do que aprendeu sobre em seus textos, como é o caso do romance Macunaíma - o herói sem nenhum caráter.


Em 2019, foi publicada a obra Aspectos do Folclore Brasileiro, que reúne os estudos de Andrade sobre essa área de conhecimento e expondo planos de estudo e ação para a pesquisa em folclore.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo