top of page

[Você Sabia?] Teatro Lambe-Lambe

Atualizado: 4 de dez. de 2020

Você sabe o que é Teatro Lambe-Lambe?

Ele faz parte do Teatro de bonecos, porém o espaço da apresentação é bem pequenininho por isso muitas pessoas chamam de Teatro de Miniaturas. O palco desse teatro costuma ser uma caixa onde o cenário em miniatura é montado e as personagens (bonecos) contam suas histórias para um público reduzido de uma a três pessoas, mais ou menos.


Seu nome é uma homenagem aos antigos fotógrafos de rua que ocupavam parques e praças pelo Brasil nas décadas de 40, 50 e 60 com suas máquinas fotográficas em forma de caixa. O processo de revelação das fotos, que ainda não eram digitais, consistia em lamber o negativo, por isso os chamavam de Lambe-Lambe.


Esse gênero teatral foi criado pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima em 1989 e já tomou o mundo. Hoje em dia existem até festivais dedicados a essa modalidade.


Embora o formato mais frequente seja a caixa o Teatro Lambe-Lambe foi evoluindo para outros formatos, mas mantendo as características de ser em um tamanho pequeno com espetáculos de curta duração e para pouquíssimas pessoas.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page