• Pequenices

[Você sabia?] Patrimônio Cultural

Brincar é um patrimônio cultural imaterial!


Segundo a Constituição Brasileira de 1988, Patrimônio Cultural são os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. As formas de expressão, os modos de criar, de fazer e de viver de um povo, as criações científicas, artísticas e tecnológicas, bem como obras, objetos, documentos, espaços de manifestações artísticas e culturais podem ser considerados patrimônios culturais.


Em geral, para algo se tornar um Patrimônio Cultural é preciso que haja preservação, recriação e transmissão de geração em geração, por isso brincadeiras populares são consideradas Patrimônios Imateriais. Além de serem difundidas de geração em geração, passam por variações de acordo com a comunidade que pratica, ou seja, são recriadas.

É pela brincadeira que as crianças tem o primeiro contato com seu ambiente e sua cultura. Ao brincar cada pitoca e cada pitoco não só estabelece e estreita suas relações coletivas, como recupera e preserva modos de vida, hábitos, costumes, tradições, história e a cultura de seu grupo, de sua sociedade.


As técnicas, as regras, as expressões orais e os gestos contidas nas brincadeiras constituem a cultura popular e a memória de um povo. Preservar as brincadeiras é preservar a nossa identidade.


Posts recentes

Ver tudo